Estresse....

O stress É a doença do século junto com a depressão, um mal que está se tornando algo completamente normal, pois quase todo mundo tem.
O stress É a doença do século junto com a depressão, um mal que está se tornando algo completamente normal, pois quase todo mundo tem.

Para quem trabalha no aeroporto e com a aviação no geral sem duvida já sofreu ou sofre desse mau devido à pressão e tarefas a serem realizadas diariamente, sem falar na tripulação e dos profissionais que lidam com o publico diretamente. Sempre tem o passageiro ou cliente que está nervoso e sem educação que tira qualquer pessoa do sério.

Alem do estresse no trabalho ficamos estressados com a família, no trânsito, com aquele amigo que só faz coisas erradas e etc. O stress libera radicais livres e estes acabam com o nosso organismo causando o envelhecimento precoce.

Uma sensação contínua de “não se ter tempo”, esse é o estresse danoso à saúde, e fica demonstrado quando o estresse é crônico, o sistema imunológico se torna mais vulnerável, a qualidade do sono é prejudicada e ocorre queda de concentração.

Umas das causas que podem provocar o estresse:

- Um nervosismo passageiro; o trabalho e seus problemas em geral: sobrecarga, esgotamento, provas, tensão; problemas de relacionamento (problemas sentimentais); um choque emocional (falecimento); falta de tempo para efetuar uma tarefa; falta de repouso; problemas sociais (isolamento, solidão, dívidas, problemas financeiro); problemas do sono; doenças psíquicas como a depressão, a ansiedade, crise de angústia, etc; dependência ou consumo excessivo de determinados produtos como o café, o álcool, o tabaco, drogas, etc.

Os sintomas do estresse podem ser:

- Problemas digestivos; irritabilidade; problemas cardíacos; diversos problemas do sono; distúrbios psíquicos: nervosismo, ira excessiva e não-habitual, crise de angústia, medos excessivos (fobias), depressão; distúrbios da menstruação, na mulher; queda de cabelos; problemas de concentração, entre outros.

Segue abaixo dicas para controlar as emoções e baixar as tensões diárias, uma das dicas é observar os problemas sob outro ponto de vista, dando menos importância do que merecem, confira outras dicas abaixo:

  • - Dê ao seu corpo o descanso necessário para cada dia;
  • - Alimente-se de forma equilibrada. Não coma em excesso;
  • - Pratique exercícios físicos adequados, como caminhar rápido, de forma regular e comece a meditar;
  • - Quando alguma coisa estiver preocupando você, converse com um amigo;
  • - Reserve mais tempo para ficar na companhia de sua família;
  • - Delegue funções ou divida as tarefas domésticas;
  • - Conheça seus limites físicos e emocionais;
  • - Seja organizado; cuide para não deixar sua agenda muito apertada, faça lista de tarefas organizando seus compromissos e deveres;
  • Reserve um tempo só para você: durante a sua hora, não pague contas, lave pratos, nem separe as correspondências. Use seu tempo para fazer atividades relaxantes: tome um banho, deite-se, medite, leia um livro ou assista a TV;
  • - Pensar positivamente: Aprenda a focar os pensamentos no lado positivo, e reverta às idéias negativas, diminui as tensões e ajuda a alcançar as metas, pare relaxe e foque seus pensamentos somente em coisas positivas para acontecer, crie um plano para atingir.

Coloque seus sentimentos no papel, segue algumas orientações:

  • - Pegue um caderno em branco, respire fundo e feche os olhos por alguns minutos, tentando ficar em contato com todas as sensações que você tem naquele momento. Você está irritado? Cansado? Sobrecarregado? Relaxado? Triste? Feliz? Abra os olhos e escreva todos os sentimentos que vieram à mente;
  • - Descreva os acontecimentos do dia. Isso pode ajudá-lo a compreender algumas das razões que o deixam estressado;
  • - Liste quaisquer preocupações que tiver na parte de trás da sua mente. Colocar no papel pode fazê-lo entender mais claramente;
  • - Tente escrever uma mensagem de encorajamento a você mesmo;
  • - Não permita que escrever se torne outra tarefa.

Seu objetivo é contrair e relaxar para que seu estresse diminua, claro que sempre é aconselhável procurar um profissional para lhe ajudar como um psicólogo. Sua saúde mental e física é o principal para conseguir se ver longe do estresse.

Unidade Tijuca
Praça Saens Peña, 55 - Sala 408 - Tijuca
CEP: 20520-090
Rio de Janeiro/ RJ
(21) 3471-5853
Unidade Barra da Tijuca
Av. João Cabral de Melo Neto, 850
10º Andar - Barra da Tijuca
(21) 97108-6535
contato@julianapiva.com.br
(21) 9 8624-6035

Redes Socias